sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Primeiramente existia o Blues e o grande responsável por transforma-lo em Rock foi Chuck Berry, sua fórmula era simples: acelerar a velocidade do Blues. Igualmente importante foi Tony Iommi, ele colocou peso ao Rock/Blues transformando-o em Heavy Metal (embora o nome "Heavy Metal" tenha surgido anos depois) sendo por esta razão chamado de "Pai do Heavy Metal".
Frank Anthony Iommi nasceu em 19 de fevereiro de 1948 na cidade de Birmingham, Inglaterra. Birmingham era uma cidade industrial poluída e violenta. Isso influenciaria o modo de fazer música de Tony Iommi (segundo relato do próprio guitarrista). Como todo adolescente daquela cidade, Tony era integrante de uma gangue de rua. Havia um garoto de uma gangue inimiga que quando se encontravam era confusão na certa. Esse garoto se chamava Ozzy. Com o passar dos anos, Tony começou a tocar guitarra e no começo da década de sessenta entrou para uma banda de Pop e Blues chamada The Rockin' Chevrolets. Em 1968, juntou-se ao baterista Bill Ward e, com mais alguns integrantes, formaram o Mithology. Foi mais ou menos nessa época que Tony e Bill resolveram procurar um vocalista no jornal e acharam um anúncio do tipo: "Vocalista com influências de Blues procura banda... Ligue para Ozzy..." Tony disse a Bill: "Eu conheço um Ozzy, mas não é possível que seja o mesmo". Resolveram então procurar o vocalista, quando Ozzy Osbourne apareceu Tony pediu a Bill que desistisse dele mas Bill insistiu em conversar. Ao sair Tony disse que não daria certo porque conhecia muito bem Ozzy. Três semanas depois eles estavam tocando juntos na mesma banda. Como o próprio Tony reconhece: "A vida move de maneiras misteriosas". Os três músicos convidaram um baixista (Geeze Butler), um saxofonista e um guitarrista slide e formaram o Polka Tulk que também tocava Pop e Blues. Passado algum tempo resolveram tocar apenas Blues e dispensaram o saxofonista e o guitarrista slide. Estava formado o Earth que se tornaria Black Sabbath mais tarde.
O fato mais curioso de toda a história do Black Sabbath e porque não dizer também do Heavy Metal, foi que tudo aconteceu meio que por acidente. O Black Sabbath da época era uma banda de blues, como já foi dito, e tocava em pequenos bares e pubs da cidade. Como todo músico que toca neste tipo de ambiente sabe, os clientes, na maioria das vezes, estão mais interessados em conversar do que em prestar atenção na música que está sendo tocada. Por esta razão a banda tocava cada vez mais alto de modo que pudesse atrapalhar a conversa das pessoas as obrigassem a escutar a música deles. Com o excesso de volume, o amplificador de guitarra distorcia naturalmente (sem uso de pedais). A distorção, na sua origem, era considerada um problema gravíssimo, que atrapalhava a performance dos guitarristas, mas alguns músicos mais criativos como Tony Iommi souberam incorporá-la ao seu estilo. Imagine só a reação daquelas pessoas que freqüentavam os bares da região no final da década de sessenta ao ouvirem a mistura explosiva entre uma banda tocando em volumes ensurdecedores + riffs de Blues distorcidos + o vocal alien de Ozzy. No que a somatória desses elementos poderia resultar? O mais puro Heavy Metal. Tony Iommi conta: "As pessoas reagiam dizendo: O que é isso? As reações quanto ao nosso som eram muito fortes, tanto a favor quanto contra. Mas acho que a maioria gostava do que estávamos fazendo porque eles nunca ouviram nada parecido antes". A banda passou do Blues diretamente ao Heavy Metal.
Quando jovem, Tony sofreu um acidente de trabalho que amputou parte de seus dedos da mão direita de modo que ele teve que readaptar sua maneira de tocar. Para compensar as partes que faltam em seus dedos ele desenvolveu algumas peças plásticas que usa na ponta dos dedos para igualar ao tamanho original deles. Como vocês podem perceber esse grande músico enfrentou dois grandes problemas em sua carreira: o excesso de distorção e o acidente e mesmo assim soube contorná-los de maneira corajosa e criativa para chegar a ser referência para guitarristas do nível de James Hetfield, Kirk Hammett, Marty Friedman, Kerry King, Paul Gilbert e Zakk Wylde.
Como influências, cita as antigas gravações de Blues que tinha em discos de 78 rotações, mas não sabe exatamente quem eram os músicos porque as gravações quase nunca vinham acompanhadas das fichas técnicas.
Já tocou com grandes nomes internacionais como James Hetfield, Phil Anselmo, Rob Halford, Ice T (!), Eddie Van Halen, Brian May, David Gilmour, Lita Ford, Cathedral e Diamond Head. Chegou a tocar com o Jethro Tull em 1968 por duas semanas.
Como Ozzy diz: "Não existe melhor criador de riffs do que Tony Iommi".

FONTE: Reinaldo Figueredo


ESTILO:

* Uso do trítono (intervalo de três tons) em riffs. O trítono se tornou uma das grandes marcas do Heavy Metal!

* Usa muitas ligaduras.

* Como Tony Iommi é de velha escola do Heavy (no bom sentido) ele não usa técnicas modernas como tappings ou sweep picking.

* Toca seus riffs com palhetadas para baixo quase que exclusivamente.


GUITARRA:

* Gibson Tony Iommi Signature SG.



DOWNLOADS:

Black Sabbath - Paranoid ( 1971 )



LINK: http://rapidshare.com/files/137977062/Black_Sabbath_-_Paranoid.rar


Black Sabbath - Reunion ( 1999 )



DISCO1: http://rapidshare.com/files/47999253/Black_Sabbath_-_1998_-_Reunion_-_Disc_1_-_By_Brasilmidia.rar

DISCO2: http://rapidshare.com/files/48001564/Black_Sabbath_-_1998_-_Reunion_-_Disc_2_-_By_Brasilmidia.rar

Especial Tony Iommi * - IRON MAN !

IRON MAN RuleZ !

Especial Tony Iommi * - Solo ( Dirty Woman )

Solo Dirty Woman !

Especial Tony Iommi * - Solo + Eletric Funeral !

Solo + Eletric Funeral ( Black Sabbath ) ! Show de Bola !

Especial Tony Iommi * - Solo + Paranoid !

Solo + Paranoid (Black Sabbath ) !

Especial Tony Iommi * - Solo Ever !

Solo ao Vivo !

Especial Tony Iommi * - Alguns Solos

Alguns solos de Tony Iommi.