terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Edu Ardanuy

Todos nós sabemos que o Brasil é uma fonte inesgotável de talentos musicais. Qualquer que seja o estilo ou instrumento, temos sempre o nome de algum brasileiro capaz de competir de igual para igual com os melhores do mundo e até mesmo supera-los. Quando o assunto é rock, mais especificamente na guitarra, Eduardo Ardanuy é um nome que nos orgulha com sua técnica apuradíssima e musicalidade nata.

Eduardo Ardanuy nasceu em São Paulo aos 20 de junho de 1967. Quando criança começou a ter aulas de piano com sua tia. Aos 13 anos começou a tocar violão e aos 16 resolver se dedicar à guitarra. Durante seus primeiros seis anos de estudo, treinava em média 10 horas por dia, segundo ele, e havia dias em que treinava até 15 horas por dia (!). Suas influências eram Deep Purple, Van Halen e Led Zeppelin. Quem acompanhou o início de sua carreira como o guitarrista Wander Taffo relata que o desenvolvimento de Ardanuy foi espantoso: "Com dois anos de guitarra, ele era capaz de fazer coisas que quem via não acreditava que ele tocava há tão pouco tempo".

Participou de várias bandas como: A chave, Anjos da Noite, Supla, Eduardo Araújo, Tritone e Dr. Sin. Com Eduardo Araújo gravou um álbum com músicas country e o curioso é que Ardanuy nunca tinha tocado esse estilo antes. "Não foi tão difícil, apenas deixei me envolver pela música", explica. Para gravar ele usou apenas o som limpo de uma Telecaster e abusou da técnica Chicken' Pickin' (técnica híbrida de palheta e dedos). Toca no Dr. Sin desde 1992 e participa do Tritone, um projeto com outros dois guitarristas, Frank Solari e Sérgio Buss.

Participou também da gravação de vários jingles. Um deles permanece na lembrança de muita gente: era o jinlge da propaganda do automóvel Kadett onde Ardanuy e Edson Cordeiro (vocalista) interpretam uma ária de Mozart.

Todos os seus solos são improvisados, sendo que para fazer os shows ele tira os solos da gravação original para não decepcionar a galera que segundo Ardanuy: "vai aos shows querendo ouvir igualzinho ao cd".

Além de professor particular, Eduardo Ardanuy também dá aulas no IG&T e no Conservatório Souza Lima. Sempre escreve colunas para revistas como a Guitar Player e a Cover Guitarra.

FONTE: Reginaldo Figueiredo


Estilo

  • Sua velocidade é surpreendente e você consegue ouvir tudo com muita clareza.
  • Sempre usa arpejos tríades ou tétrades em seus solos. Nas tríades, prefere aquelas feitas com sweep picking usando todas as seis cordas.
  • Gosta de treinar mais sobre vamps (acordes estáticos, sem mudanças) que sobre progressões (seq üências de acordes)
  • Também gosta de improvisar sobre uma única nota tocada, por exemplo, por um baixo por que desta maneira pode-se improvisar variando sobre qualquer escala uma vez que não há acordes para se chocar.
  • Suas escalas preferidas são: Modo Mixolídio, Mixolídio com #4, Mixolídio b9 b13 (igual ao modo frígio-dominante), escala de blues e todo tipo de escala pentatônica (m7, m6, m7(b5), 7M(#4), etc..). A não ser por algumas das pentas citadas, todas as outras escalas podem ser usadas sobre acordes dominantes.
  • Seus riffs possu em um suíngue funkeado.
Guitarras

  • Várias Tagimas feitas sob suas especificações com braço escalopado, captadores mini-humbucking da Seymour Duncan.

  • Gibson Nighthawk


  • DOWNLOAD:
    Dr. Sin - 10 anos ao vivo !



    LINK: http://rapidshare.com/files/68544037/DS-2003-10AV_by_Angel_of_Death.rar

    Especial Edu Ardanuy * - Edu Ardanuy + Tomati ( Programa do JÔ )

    Duelo !

    Especial Edu Ardanuy * - Dr. Sin - Fly Away

    Fly Away ( Dr. Sin ) !

    Especial Edu Ardanuy * - Dr. Sin - Fire !

    Musica do Dr. Sin ! grande solo do Edu !

    Especial Edu Ardanuy * - Isolated Solo ( Dr. Sin )

    Isolated Solo ( Dr. Sin ) !

    Especial Edu Ardanuy * - Searching for Light

    Edu Ardanuy - Seaching For Light

    Especial Edu Ardanuy * - Tritone

    Edu Ardanuy - TRITONE !