quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

- Zakk Wylde





Jeffery Philip Weilandt, ou Flip como costumava ser chamado por seu pai, nasceu em 14 de janeiro de 1967 em Bayonne, mas foi criado em Jackson no estado americano de New Jersey.



Começou a tocar guitarra aos 8 anos mas desistiu pouco tempo depois. Aos 14 resolveu tentar novamente. Estudou com o filho de um professor da escola e fez também algumas aulas de violão clássico. Montou sua primeira banda que se chamava Stone Henge onde tocavam sucessos de Ozzy Osbourne e Black Sabbath (veja só como é a vida).



Aos 18 anos, Flip trabalhava em um supermercado quando entrou para uma banda chamada Zyris, substituindo um guitarrista. Nessa época adotou o nome Zakari Wyland. Em um show da banda, dois renomados fotógrafos de rock da época, Mark Weiss e Dave Feld o viram tocando e se surpreenderam. Convenceram o guitarrista a fazer um teste com Ozzy Osbourne já que ele estava fazendo audições com músicos desconhecidos para substituir Jake E. Lee que saiu da banda por estar descontente com a convivência na estrada com Ozzy que na época vivia mergulhado em álcool e cocaína. Tarefa difícil achar algum substituto à altura para ocupar o lugar que já foi de Randy Rhoads.



Nesta época da audição, então com 21 anos de idade, Zakari trabalhava em um posto de gasolina e, como não tinha nada a perder, resolveu tentar. No teste, ele tocou algumas músicas de Ozzy e algumas peças acústicas também. Voltou pra casa desiludido pensando que tudo foi em vão. Em pouco tempo, recebeu uma ligação de Sharon Osbourne, mulher e empresária de Ozzy, o convidando a entrar para a banda.



Convite aceito, gravaram o No Rest For The Wicked, estréia de Zakk Wylde, nome pelo qual o guitarrista passaria a ser conhecido mundialmente. Este nome foi escolhido em homenagem a um personagem da série Perdidos No Espaço chamado Dr. Zackary Smith ou simplesmente Dr. Smith. A partir daí, Wylde conheceu o mundo inteiro em turnês e chegou ao topo das paradas sendo referência para muitos músicos. Outros álbuns vieram, Just Say Ozzy e No More Tears (um dos maiores sucessos de Ozzy), até que Zakk resolvesse montar um projeto paralelo. O Lynyrd Skinhead, uma homenagem ao rock sulista (Southern Rock) e ao Lynyrd Skynyrd, surgiu em 92. Em 94, mudaram o nome para Pride & Glory e gravaram um disco homônimo. Na época, o guitarrista chegou a fazer um show com os Allman Brothers, notória banda de Southern Rock.



Em 95, Zakk gravou Ozzmosis com Ozzy Osbourne. Algumas músicas compostas pelo guitarrista foram reprovadas por Ozzy e estariam mais tarde em álbuns da carreira-solo de Wylde. Neste ano, ele chegou a fazer algumas apresentações e a gravar algumas demos com o Guns N’Roses. Ficou dividido entre continuar com Ozzy ou entrar definitivamente para o Guns. Com sua indecisão, Ozzy chamou outro guitarrista para a turnê e o Guns o dispensou dizendo que seus serviços não seriam mais necessários.



Desempregado, resolveu gravar um disco solo chamado Book Of Shadows em 96. Entre 96 e 98 fez algumas participações em álbuns-tributo e uns poucos shows até que Ozzy resolveu recontratá-lo para uma turnê pela Oceania. Na volta, decidiu fazer mais um álbum solo até que Zakk escolheu colocar um nome na banda ao invés de chamá-la apenas de Zakk Wylde. O nome escolhido foi Hell’s Kitchen, porém esse nome já havia sido registrado. A solução então foi mudar o nome para Black Label Society. Lançaram então o álbum Sonic Brew. De lá pra cá, Wylde gravou outros álbuns com o Black Label e também com Ozzy Osbourne, com quem ele tem uma relação quase paternal chegando a participar a contragosto das gravações de Down To Earth apenas porque Ozzy insistiu.



Nos momentos de descanso, relaxa tomando umas cervejas ao som de artistas como Neil Young, Elton John, Ray Charles e Lynyrd Skynyrd.

FONTE: Reinaldo Figueiredo

Seu Estilo:



* Seu fraseado é basicamente pentatônico.



* Utiliza muitos harmônicos artificiais.



* Uso do chicken picking (técnica originária do country que consiste em tocar uma corda com a palheta e outra com os dedos da mão direita, ou esquerda para os canhotos), principalmente para evitar saltos de cordas com a palheta. Essa técnica é muito difícil de ser feita com clareza levando em conta a quantidade de distorção que Zakk Wylde usa.



* Não usa afinações diferentes, mas costuma baixar apenas a sexta corda para D, B, A ou outra nota para obter mais peso em seus riffs.



* Vigoroso vibrato.






GUITARRA:



*Gibson Les Paul Zakk Wylde Signature







DOWNLOAD:


- Zakk Wylde & Allman Brothers ( 1993 )


http://www.badongo.com/file/8923520



- Zakk Wylde - Book Of Shadows ( 1996 )


http://rapidshare.com/files/95769016/1996_-_Book_Of_Shadows__Bruno_Ramone_.zip

Nenhum comentário: